Auditoria Interna por Processos
A auditoria teve sua origem na área contábil, cujos fatos e registros datam do ano 2600 aC. A partir do século XII que esta técnica passa a receber a denominação de auditoria.
Foi na Inglaterra, com a Revolução Industrial, que a prática de auditoria teve seu maior desenvolvimento, pela implantação desta atividade nas grandes empresas, tendo continuidade até os dias de hoje.
Na área da saúde, a auditoria aparece pela primeira vez no trabalho realizado pelo médico George Gray Ward, no Estados Unidos, em 1918, no qual era feita a verificação da qualidade da assistência prestada ao paciente através dos registros em seu prontuário.
A auditoria de processo é uma ferramenta de suporte à melhoria contínua com foco na identificação de não conformidades que contribui com a prevenção e correção de falhas nos processos.
Definições de Processo:
É um conjunto de operações sucessivas e ou paralelas que proporcionam um resultado bem definido.
É uma coleção de tarefas e atividades que juntas, e somente juntas, transforma entradas em saídas (GARVIN, 1998).
É um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada e que cria uma saída de valor para o cliente (HAMMER e CHAMPY, 1994).
O que esperar da gestão por processos:
Identificação dos pontos críticos;
Descrição das operações e das responsabilidades;
Eliminação de retrabalho;
Construção da memória organizacional;
Eliminar gargalos e entraves do processo;
Monitoramento de indicadores de desempenho;
Maior agilidade nos processos;
Redução de custos.
3 princípios básicos da gestão por processos:
1º - Todo processo precisa gerar valor para o cliente (pacientes e organização);
2º - Todo processo é um fluxo;
3º - Funciona com causa e efeito (entrada e saída).