Missão,
Visão e Valores de uma instituição.
O processo do
Planejamento Estratégico, Missão, Visão e Valores trazem os seguintes
benefícios:
- Melhoria do processo decisório da organização;
- Orientação do comportamento organizacional;
- Contribuição com a formulação estratégica;
- Orientação do recrutamento e seleção das pessoas para a organização;
- Fundamentação do resultado e avaliação da organização;
- Diferencial competitivo perante o mercado.
A missão representa a razão de existência de
uma organização, deve transmitir os valores da empresa aos seus funcionários,
clientes, fornecedores e a sociedade.
A visão
descreve o que a empresa quer
realizar no futuro, deve ser a situação futura desejada a longo prazo, uma meta
ambiciosa, e servir como um guia para a definição dos objetivos e a realização
da missão.
Os valores são os
princípios das pessoas da instituição, o que elas consideram de
máxima importância.
Quando os
funcionários conhecem a sua organização, passam a tomar decisões que colaboram com os seus
princípios.