quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A Liderança é nata ou adquirida?


 
A liderança é complexa e individual, existem muitas definições que apresentam o tema como se fosse algo fácil de exercer.

Algumas características podem ser utilizadas para se tornar um líder, como por exemplo, demonstrar sabedoria no caos, ter visão e elevar a autoestima das pessoas.

Os grandes líderes são aqueles que conseguem entender os níveis elevados do espírito, como, liberdade, amor e valor espiritual.

Em contrapartida a equipe de liderados deve estar motivada e treinada para alcançar os resultados esperados pela organização, assim como o ambiente precisa ser propício.

·         Liderar é abrir caminho para o desenvolvimento da equipe.

·        Liderar é fazer com que a equipe tenha uma clara visão do futuro e desafiá-la a alcançá-lo.

·        Capacidade de influenciar pessoas, de modificar situações e de transformar realidades.

·        Existem pessoas que já têm o perfil de liderança, mas ela pode ser adquirida também, com treinamento e desenvolvimento que podem ser oferecidos pela organização.

Na enfermagem a liderança é muito importante, pois sempre há uma equipe para liderar na prestação da assistência. No exercício desta liderança existem as características de organização, delegação, treinamento e desenvolvimento.


Concluindo, existem pessoas que já possuem características que facilitam a liderança, desta forma, ela pode ser nata, por exemplo, pessoas com carisma. Pessoas carismáticas possuem seguidores de forma natural, porém a grande maioria das pessoas pode melhorar a sua liderança ou adquiri-la com o desenvolvimento da inteligência emocional, do espírito e dos relacionamentos interpessoais.  

 Referências:

1.  A Alma da Liderança. HSM Management, 33 de julho-agosto de 2002.
2.  A Liderança na Visão de Enfermeiros Líderes. Enfermagem Global. 2013, nº 30.   


domingo, 11 de agosto de 2013

Proposições da Qualidade Total

Segundo Maximiano, 2000. As proposições centrais dos três teóricos mais importantes da Qualidade Total podem ser assim resumidas ...

Deming...

  • fazer certo da primeira vez;
  • inspeção não produz qualidade.
Feigenbaum...
  • qualidade é um problema de todos;
  • para administrar a qualidade, é necessário um sistema.
Ishikawa...

  • todos os funcionários e todas as áreas da empresa respondem pela qualidade.