sábado, 12 de abril de 2014

Tecnologia da Informação e a Resistência as Mudanças

É muito comum nas empresas discutirmos em reuniões e comitês, sobre a resistência às mudanças. Este comportamento de resistência pode ocorrer nas empresas com a automatização dos processos e com a mudança dos procedimentos de trabalho.

Existem muitos livros no mercado que orientam a realização do processo de mudanças em organizações ou mudança de cultura. Porém, é necessário muito cuidado, é importante utilizar técnicas adequadas para evitar conflitos e desmotivação nos funcionários. O apoio da Diretoria e do proprietário da empresa é fundamental.

Quando estamos melhorando o sistema informatizado de uma organização e automatizando os processos, percebemos que as pessoas da organização possuem medo da mudança.

Vários fatores impedem a mudança: o medo de perder o emprego, as relações de poder,  o status, o controle da informação e a perda do conhecimento anterior.

Desta forma devemos respeitar a individualidade de cada funcionário e mostrar que o conhecimento prévio e as experiências anteriores foram muito importantes até aquele momento, mas que para alcançar a melhoria é necessário mudar o rumo, utilizando outra técnica, outro método de trabalho ou outro sistema.