quinta-feira, 10 de março de 2011

O Significado dos 5Ss


Em japonês, o método foi chamado de 5Ss, pois as cinco palavras que representam cada fase começam com a letra S.

Seiri - Senso de Arrumação - Descarte
Seiton - Senso de Ordenação - Organização
Seiso - Senso de Limpeza - Limpeza
Seiketsu - Senso de Asseio - Higiene
Shitsuke - Senso de Autodisciplina - Ordem Mantida

SEIRI: Senso de utilização (descarte). Esse senso é de utilidade, ou seja, separar as coisas úteis das inúteis, dando um destino para aquelas que, no momento e no ambiente atual, não são mais úteis. Vale à pena esclarecer que inútil não significa que poderá ser jogado fora, e sim que no momento não tem utilidade naquele local específico.
SEITON: Senso de organização (organização). A ordem é "pesquisa de layout", de forma a encontrar um lugar para cada coisa e manter todas as coisas sempre em seus devidos lugares. A organização é a etapa que mais contribui para o "gerenciamento visual”.
SEISO: Senso de respeito (limpeza) Esse senso é de respeito a tudo que está ao nosso redor - Objetos, equipamentos, instalações - e às pessoas. Terminada a etapa do senso de utilização, ficou somente o útil, e este deverá ser respeitado, pois quando for preciso deverá cumprir seu propósito.
SEIKETSU: Senso de higiene (higiene). Higiene é o senso para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nele são praticados todos os sensos anteriores, na vida pessoal e no ambiente, para garantir uma melhor qualidade de vida.
SHITSUKE: Senso de autodisciplina (ordem mantida). Autodisciplina significa autocontrole, nova atitude para ter e manter as habilidades de fazer as coisas certas. Argumentar sobre o caminho percorrido até o momento, os benefícios obtidos e a importância da continuidade. Uma vez obtido o comprometimento de todos os envolvidos, cumprirem rigorosamente as regras.

Fonte: Programa D-OLHO na Qualidade - 5Ss - SEBRAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e opine sobre este assunto: