domingo, 6 de março de 2011

A História dos Indicadores na Saúde


Com a evolução do atendimento médico hospitalar, houve a necessidade de se registrar os procedimentos, a terapêutica, as condutas empregadas. Considerou-se a necessidade de um sistema para quantificar estas informações em dados.
Para mensurar as informações criou-se um instrumento, com necessidade de análise e ações a serem realizadas.
Alguns exemplos e nomes relacionados aos indicadores na área da saúde:
·      1662 - John Graunt: análise de nascimento e óbitos semanais na cidade de Londres, quantificando o padrão de morbidade em sua população.
·      1839 - William Fart: cria um registro anual de mortalidade e morbidade para a Inglaterra e País de Gales, institucionalizando a estatística na área de saúde pública.
·      1854 - John Snow a partir de seus estudos sobre a cólera em Londres aplicou um raciocínio epidemiológico, resultando em benefícios à população, pela melhoria do abastecimento de água e do sistema de esgotos.
·       1855 - Florence Nightingale, durante a guerra da Criméia coletou dados e sistematizou práticas de manuseio de arquivos e registros, introduzindo medidas inovadoras no cuidado ao paciente.
·      1910 - Ernest Codman, formulou o sistema de resultados finais, a primeira proposta para um sistema de gerenciamento de resultados, pelo qual o hospital deveria seguir o paciente para verificar a eficácia dos tratamentos.  
·      1913 - O American College of Surgeons – ACS, estabeleceu como um de seus objetivos o aperfeiçoamento da qualidade no cuidado dos pacientes cirúrgicos e o estabelecimento de padrões para os hospitais.
·      1960 - A Joint Commission percebeu que a maioria dos hospitais americanos, já havia alcançado os padrões mínimos exigidos, considerou a necessidade de desenvolver padrões considerados ótimos, o que ocorreu na década de 70.   
·      1989 - O processo de qualificação hospitalar foi iniciado com a Organização Nacional da Saúde, criando padrões adequados às realidades dos diferentes locais, juntamente com a Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS.
·      1990 a Associação Paulista de Medicina – APM, criou um grupo  que ficou responsável pelo desenvolvimento de estudos visando a classificação de hospitais segundo critérios de qualidade, a APM utilizou indicadores hospitalares à metodologia como forma de avaliar a qualidade da assistência.  Posteriormente a APM e o Conselho Regional de Medicina deram origem ao Programa de Controle de Qualidade Hospitalar – CQH.
·      2001 - O Ministério da Saúde reconhece a ONA como a instituição competente e autorizada para o processo de Acreditação Hospitalar.
O que são indicadores?
“São medidas que contém informações relevantes sobre as dimensões da saúde, bem como o sistema de desempenho da saúde, analisados em conjunto são utilizados para a vigilância sanitária de saúde”.
“Para a OMS são marcadores da situação da saúde, desempenho de serviços para definir a monitorização de objetivos, metas e desempenho.
“Dados ou informações numéricas que quantificam as entradas e saídas dos processos. São usados para acompanhar e melhorar os resultados ao longo do tempo (FNQ).
Para a estatística:
É qualquer dado quantitativo, representado por um volume de dados numéricos que apresentam inter-relação. Estes dados permitem a análise estatística e informações para as tomadas de decisão.

Referência:

Binz, Mario Arthur Rochenbach; Roessler, Ione Fuhrmeisteir. Indicadores de Desempenho. 2ª ed. Brasília. Treinamento: ONA, 2006.       
  


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